CARREGANDO

Busque Aqui

Informações

3 dicas para quem vai começar a faculdade

Compartilhar

Começar um curso universitário é sempre um grande desafio. Afinal, são tantas novidades que é comum ficar com certa insegurança sobre o que vem pela frente, entre estudos e desafios das provas. Mas, ao mesmo tempo, trata-se de uma grande conquista na caminhada rumo à sua realização pessoal e profissional, não é?

Se você vai começar a faculdade e não sabe exatamente o que fazer, este post é para você. Reunimos aqui 3 dicas que vão ajudar muito a enfrentar esses primeiros meses de novidades. Continue lendo o texto e descubra tudo o que ninguém conta para você antes de começar a universidade.

1. Tenha cuidado com o excesso de expectativas

Ao passar no vestibular, é comum fazer planos e começar a sonhar com a vida universitária. No entanto, procure não criar tantas expectativas. Isso porque o primeiro dia pode não ser como você imaginou; e nem sempre a rotina da faculdade é amigável.

A grande maioria dos cursos inicia sua grade curricular com matérias básicas que podem não ser do seu maior interesse. Algumas aulas são um pouco maçantes, e os professores não costumam ter paciência para esperar você entrar no ritmo acadêmico. No entanto, tenha paciência e não desanime com essa etapa inicial.

Com o passar do tempo, você vai encontrar a melhor maneira de administrar o seu tempo. A partir do segundo ano ou semestre letivo, já terá um contato maior com as matérias específicas. Quanto menos expectativas você criar, mais aberto estará para aproveitar cada experiência. Por isso, relaxe e aproveite!

2. Seja organizado com o seu material

Se você vai começar a faculdade e está um pouco inseguro com relação ao material de que vai precisar, é importante observar que a rotina universitária é bem mais intensa que a escolar. Você vai tirar muitas cópias de livros e apostilas, comprar livros e passar muitas horas na biblioteca.

Por isso, para manter todo o seu material de estudo em ordem, é necessário se organizar. Caso contrário, vai acabar esquecendo em casa itens de que vai precisar durante as aulas. Ou pode perder anotações importantes. Uma boa dica para evitar isso é comprar uma mochila ou bolsa em material resistente e com bastante espaço interno.

Outra dica é manter pastas separadas por disciplina em casa. Dessa maneira, sempre que chegar da aula, é só colocar as cópias e materiais nos espaços correspondentes às disciplinas. Você verá como vai ser fácil encontrar o que precisa na hora de estudar para as provas.

3. Aproveite para experimentar coisas novas

Uma das vantagens quando você vai começar a faculdade é não precisar se preocupar com o uniforme. Lá você vai conviver com todo tipo de gente, cada um com um estilo e uma história diferentes. Por isso, é o melhor lugar para descobrir mais sobre si mesmo e suas preferências.

Observe seus colegas, converse com os veteranos e experimente. Com o tempo você vai descobrindo com o que se identifica mais e amadurecendo essas descobertas.

Quem vai começar a faculdade deve ter em mente que nem sempre vai ser fácil ou prazeroso como pode parecer antes de as aulas começarem. Podem ser muitas as inseguranças e cobranças, a rotina pode ser bastante intensa. No entanto, é uma fase muito gratificante e cheia de descobertas. Por isso, seja paciente: organize-se e esteja aberto para aproveitar o melhor que essa fase pode lhe oferecer.

E aí, pronto para o primeiro dia de aula? Acesse o site SN Couros e confira as opções de bolsas e mochicas para você levar o seu material!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *