CARREGANDO

Busque Aqui

Informações

Como preservar acessórios de couro?

Compartilhar

O couro é um dos materiais mais elegantes e populares quando o assunto é acessório. Presente em cintos, pulseiras, carteiras, mochilas e bolsas, entre outros, ele exige alguns cuidados especiais para ficar sempre bonito.

Mas fique tranquilo! Não é nada trabalhoso ou inacessível o que você deve fazer. É preciso apenas seguir as orientações corretas para que o produto dure ainda mais tempo e conserve a aparência de novo.

Quer saber como cuidar de seus acessórios de couro? Basta conferir as dicas abaixo para que eles não se desgastem mesmo se ficarem guardados por algum tempo.

Nunca lave seus acessórios de couro

Este é um erro muito comum quando se trata de acessórios de couro. Eles jamais devem ser lavados e menos ainda batidos em uma máquina. Para limpá-los, use apenas um pano levemente úmido com água e sabão neutro.

Em caso de acessórios menores, use uma escovinha pequena, que pode até estar seca. A secagem deve ser sempre em uma área com sombra, de modo a não entrar em contato direto com o sol forte.

Para bolsas, pastas e mochilas, o couro legítimo pode ser amaciado com um hidratante ou emulsão próprios para o material. Assim, ele ficará sempre brilhante, flexível e durável, afastado de todas as possibilidades de ressecamento.

Areje os produtos periodicamente

Nada de deixar seus acessórios de couro encostados no fundo do armário. É fundamental que eles sejam arejados periodicamente, para evitar problemas como mofo e bolor. Alguns minutos em um local aberto, que permita a ventilação, são suficientes para também retirar o cheiro forte do material.

Na hora de guardar seus produtos, deixe de lado os sacos plásticos, que costumam grudar no couro e impedir que o material respire. Nesse caso, o ideal são sacos em tecidos macios, que oferecem a proteção adequada, não arranham a superfície e não permitem o contato com a poeira de maneira igualmente eficiente.

Caso seja inevitável encontrar a peça mofada, tenha calma, pois nem tudo está perdido. Um pano úmido com vinagre branco costuma solucionar a questão, se passado com calma e delicadeza. Após a secagem, a hidratação do material é necessária também, para selar a limpeza e impedir que o mofo retorne.

Tenha atenção para a sensibilidade do material

Diferente de sintéticos, o couro é um material mais caro e refinado. Mas apesar de ser bastante resistente e durar por muitos anos, ele também é sensível a descuidos simples, que podem causar manchas permanentes e até mesmo pequenos estragos.

Por exemplo, uma mancha de caneta esferográfica dificilmente sai. Bem como tintura de roupas, que saem em excesso com a fricção de uma bolsa na lateral do corpo, ou atritos que causem a quebra do material. Sendo assim, seja bastante cuidadoso no uso, para aproveitar ao máximo seus itens.

Pronto! Viu só como é fácil preservar seus acessórios de couro e fazer com que as peças durem por muito tempo mais?

Se essas dicas foram úteis para você, aproveite e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais. Assim, outras pessoas também podem fazer uso dessas dicas e cuidar melhor do material.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *